Páginas

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Plutão é um planeta?




Por que Plutão não é mais planeta
           
            Depois de dois anos terrestres de intenso debate e dez dias de sessões controversas Plutão foi banido da lista de Planetas. A XXVI Assembleia-geral da União Astronômica Internacional aprovou por unanimidade, em Praga, a definição científica de Planeta e Plutão desapareceu desta categoria.
            De acordo com as novas regras “um planeta é um corpo celeste que está em órbita em torno do Sol, suficientemente maciço para que a sua gravidade o faça assumir uma forma redonda e que tenha eliminado todos os corpos nas imediações da sua órbita”. Consequentemente, de acordo com esta definição, os planetas do Sistema Solar são a partir de agora oito, em vez de nove: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno por ordem crescente a partir do Sol. Plutão, descoberto em 1930, perdeu assim a sua condição de planeta e continua integrado no Sistema Solar como “planeta anão”.

Plutão é um planeta? Para um objeto ser um planeta, é preciso atender a estes três requisitos definidos pela IAU:

1- Tem que estar em órbita em torno do Sol - Sim, talvez Plutão seja um planeta.

2- É preciso ter gravidade suficiente para moldá-lo em uma forma esférica – Plutão passa nessa etapa também…

3- É preciso ter “limpado a vizinhança” de sua órbita. Eis o motivo. Plutão falha totalmente nesse requisito. Assim, segundo essa regra, Plutão não é um planeta.


A exótica órbita de Plutão, comparada com os 8 planetas. Crédito: Don Dixon (www.cosmographica.com)
A exótica órbita de Plutão, comparada com os 8 planetas. Crédito: Don Dixon 
O que significa “limpar a vizinhança”? Quando os protoplanetas se formam, os candidatos a planeta brigam entre si  pela hegemonia em sua órbita no sistema Solar. Como eles interagem com outros objetos menores, querem consumi-los, ou fundi-los através da gravidade. 

Qualquer objeto que não atende a esse critério é considerado um planeta anão, ou seja, Plutão é um planeta anão. Existem ainda muitos objetos com dimensões e massas semelhantes à Plutão nas redondezas de sua órbita. E mesmo que Plutão ganhe massa, atraindo objetos ao seu redor, continuará a ser um planeta anão. Éris sofre do mesmo problema.


Plutão intriga os cientistas desde que souberam que existia. É um mundo feito de rochas e de água e metano congelados, por isso chamam-lhe "anão gelado". A temperatura é de 220 graus Celsius negativo; Sendo assim o sistema solar passou a ter apenas oito planetas. 


 Disponível em: http://www.publico.pt


Nenhum comentário:

Postar um comentário